Terapia Fotodinâmica

O que é a Terapia Fotodinâmica?

Inicialmente utilizada apenas para o tratamento de tumores de pele, a Terapia Fotodinâmica (PDT) está ocupando cada vez mais espaço na Dermatologia, sendo também um novo aliado para o tratamento da acne e o rejuvenescimento cutâneo.

A Terapia Fotodinâmica consiste na aplicação do Ácido 5-Aminolevulínico (ALA), que penetra e se fixa nos tecidos tumorais, folículos pilosos e glândulas sebáceas.

 

Por ser uma substância fotossensível, o ALA capta a irradiação de luz e a direciona para o local a ser tratado.

O médico aplica o Ácido 5-Aminolevulínico (ALA) no paciente e o deixa por uma hora em ambiente escuro, uma sala sem luz, por exemplo. Depois ele aplica a luz, que é realizada por aparelhos especiais, tais como Clear Light® (luz azul) e Gentle Waves® (luz amarela).

Quais as suas Indicações?

Pessoas que apresentam Câncer de pele não melanoma, ou seja, formas menos agressiva de câncer que são as mais comuns: 95% de todos os casos detectados, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Pessoas que apresentam Acne, especialmente aquelas que não podem tomar isotretinoína (Roacutan®), sendo pacientes com hepatite e grávidas.Pessoas que desejam rejuvenescer a pele.

Fonte: Site SBD.